Volkswagen Tiguan recebe nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP

Volkswagen Tiguan recebe nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP




Teste de segurança com o Volkswagen Tiguan
divulgação/Latin NCAP
O Volkswagen Tiguan recebeu cinco estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, informou o instituto nesta quinta-feira (11). As avaliações vão de zero a cinco estrelas, e este é o quarto modelo a obter a nota máxima em 2025 — antes dele, foram avaliados o Jetta, o Tera e o Taos.
Segundo o Latin NCAP, o Tiguan avaliado neste teste faz parte da produção do México e já foi confirmado para ser vendido no Brasil em 2026. Para o instituto, o modelo de SUV de Volkswagen apresentou bom desempenho nos seguintes aspectos:
86% em Ocupante Adulto;
81% em Ocupante Infantil;
80% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias;
92% em Assistência à Segurança.
Assim como outros veículos avaliados pelo programa, o Tiguan foi submetido a testes de impacto frontal e lateral, impacto lateral de poste, avaliação de chicotada cervical, além de ensaios de proteção a pedestres e de funcionamento dos sistemas de assistência.
Entre eles estão a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) em diferentes cenários — incluindo AEB urbana e interurbana —, o assistente de velocidade (SAS), o assistente de permanência em faixa (LSS) e o detector de ponto cego (BSD).
Todas essas tecnologias são itens de série em todas as versões e mercados. No teste de impacto frontal, o veículo apresentou instabilidade na estrutura e na área dos pés, o que reduziu a pontuação para ocupantes adultos.
Proteção do Volkswagen Tiguan, com verde para áreas mais protegidas e amarelo e laranja para as menos protegidas
divulgação/Latin NCAP
Mesmo assim, o bom desempenho dos cintos de segurança e dos airbags ajudou a compensar a nota. Nos testes de impacto lateral e de impacto lateral de poste, o SUV atingiu pontuação máxima e também se destacou na avaliação de chicotada cervical.
A proteção para ocupantes infantis ficou próxima da nota máxima, mas houve perda de pontos devido ao risco de interação inadequada do airbag de cortina com crianças instaladas de costas no banco traseiro.
A proteção a pedestres apresentou desempenho sólido, resultado da combinação de recursos de segurança passiva e ativa. Segundo o Latin NCAP, o pacote de segurança ativa do Tiguan teve boa pontuação graças ao desempenho consistente e à oferta de AEB e BSD como equipamentos de série.
A entidade ressalta, porém, que a estrutura do veículo e o acionamento do airbag de cortina ainda podem ser aprimorados para eliminar riscos potenciais. O modelo foi avaliado por decisão voluntária da fabricante.
“A segurança ativa apresentou boa pontuação, explicada pelo desempenho sólido e pela padronização do AEB e do BSD. O desempenho estrutural e o acionamento do airbag de cortina devem ser melhorados para eliminar qualquer risco potencial”, destacou a instituição.
Volkswagen Tiguan será vendido no Brasil
Volkswagen Tiguan 2026
divulgação/Volkswagen
O SUV retorna ao Brasil em sua terceira geração e segue como um utilitário de proporções mais avantajadas. São 4,79 metros de comprimento e 2,79 metros de distância entre os eixos. Este espaço é suficiente para que sete pessoas possam viajar maiores distâncias, sem aperto.
Por dentro, o novo Tiguan tem visual mais moderno para os carros da Volkswagen e a maior mudança está na central multimídia de 13 polegadas. Ela é flutuante, tal qual nos carros chineses que tomaram parte das vendas dos SUVs.
Mesmo confirmado para o Brasil, a Volkswagen não divulgou a motorização que o Tiguan trará. Lá fora ele é vendido com opções de motor a combustão e conjuntos eletrificados, com sistema híbrido leve de 48 volts, além de uma variante híbrida plug-in.
Volkswagen Tiguan 2026
divulgação/Volkswagen
Este último, na Europa, permite ultrapassar os 120 km de autonomia apenas no modo elétrico, quando o motor 1.5 turbo fica desligado.
*Essa reportagem está em atualização.



G1 carai

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *