Lula venceu queda de braço com Trump, diz Financial Times

Lula venceu queda de braço com Trump, diz Financial Times




A colunista Gillian Tett, do jornal inglês Financial Times, afirmou nesta sexta-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu a ofensiva tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, após meses de tensão diplomática envolvendo a prisão de Jair Bolsonaro e a taxação de produtos brasileiros.
Logo no início da análise, Tett ironiza a reversão das tarifas adicionais anunciadas por Trump em agosto, um aumento de 40% sobre as importações brasileiras.
Na semana passada, os Estados Unidos retiraram a tarifa extra sobre mais de 200 produtos brasileiros, incluindo café, carne bovina, cacau e frutas. A decisão amplia a lista de exceções ao tarifaço imposto por Trump e ocorreu após reunião entre Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Na semana anterior, os EUA já haviam reduzido tarifas de cerca de 200 itens alimentícios; agora, com a nova medida, vários produtos brasileiros retornam às taxas normais anteriores ao aumento.
Veja os vídeos em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“Como se diz ‘Taco’ — no sentido de ‘Trump Always Chickens Out’ (‘Trump sempre amarela’) — em português?”, escreve, sugerindo que muitos brasileiros agora fariam a provocação “com um sorriso”.
Na visão da colunista, há três lições principais no episódio. A primeira é que a Casa Branca está mais sensível à pressão do custo de vida.
“Pesquisas recentes mostram que a confiança dos consumidores está caindo junto com a popularidade de Trump”, lembra Tett, destacando que reduzir tarifas agrícolas tornou-se um gesto politicamente conveniente.
*Reportagem em atualização
Trump e Lula em primeiro encontro formal, na Malásia.
REUTERS



G1 carai

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *